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8 Dicas para fazer durante o treino

Tenha o melhor resultado para o seu treino adicionando estas práticas na sua rotina.

A não ser que você tenha que ir andando por muitos quilômetros para chegar na academia, a frase “a pior parte de ir pra academia, é ir pra academia” não é tão verdadeira assim.

A verdade é que a parte mais difícil é aproveitar ao máximo o tempo que você passa lá.

Tendo isto em mente, vamos então às dicas para você fazer durante os exercícios e conseguir extrair máximos resultados.

Fundamentos Básicos

Sempre lembre dos fundamentos básicos

Não importa se você é novato ou rato de academia, a regra não muda: “A execução precede a carga” como diz o grande Maurício Medeiros (@mauriciomtor)

O que não falta é exemplo de pessoas que já se ferraram por executar os exercícios de maneira totalmente errada, ou com pesos acima do que deveria. ]

Por isso você precisa ter uma base forte e uma boa técnica de execução durante todas as repetições e sets.

Uma vez que você dominar a técnica de maneira correta, você pode ir para o próximo nível e aumentar a carga de peso.

Veja também estes artigos para te ajudar a não errar no treino:

Atenção no seu corpo

Preste atenção no seu corpo

Tem momentos que devemos fazer uma força a mais além daquela queimação, mas tem momentos que temos que escutar nosso corpo quando ele está pedindo um tempo.

Se sentir dolorido depois do treino é normal. Mas se você continuar sentindo dor ou desconforto por mais de 4 dias depois do treino, é melhor procurar um profissional para te examinar.

Ignorar estes “chamados” do corpo podem acabar te levando a uma lesão e te deixando de molho por um bom tempo, e cada vez mais longe do seu objetivo. Então melhor não arriscar.

Leia também estes artigos:

Imaginação e Movimentos

Use a Imaginação e Movimentos

Estudos mostram que quando você ensaia mentalmente antes de executar uma tarefa, você tem um melhor desempenho.

E de acordo com um outro estudo publicado no Behavioral and Brain Functions, quando você usa a imaginação dinâmica (adicionando movimentos leves à este ensaio mental), suas chances de ser bem sucedido ficam ainda maiores.

Pesquisas apontam que atletas de salto que usaram esta técnica tiveram um aumento de 10% na performance comparados a atletas que usaram apenas a imaginação mental.

Monitorar Progresso

Monitore o seu progresso

Seja honesto consigo mesmo sobre os seus progressos mantendo um diário detalhado.

Mantenha registrado quais foram os exercícios executados, repetições, sets, descanso e pesos. Isto vai te ajudar a encontrar pontos fracos que requerem foco e também te mostrar se você realmente está progredindo ou enxugando gelo.

A cada 3 meses você pode gerar uma espécie de relatório para identificar quais ajustes precisam ser feitos.

Ver estes resultados acontecendo podem ter um efeito motivacional, fazendo você enxergar o resultado que está por vir pela frente.

Manter hidratado

Mantenha-se hidratado

Se você está com sede, provavelmente já está começando a se desidratar.

A desidratação pode causar uma queda na sua performance física e mental.

Seu corpo não funciona de maneira otimizada quando está desidratado.

Beba água durante os seus treinos. Se começar a ficar entediado com a água, pode intercalar alguns dias com bebidas esportivas de baixo teor de açúcar.  

Não é a toa que temos este outro artigo falando sobre A água e a sua importância para a Hipertrofia

inspire-se em outros atletas

Se inspire em outros atletas

Mesmo que você tenha um bom conhecimento, sempre terá algo novo a aprender.

Quando ver algum atleta fazendo um exercício que você não conhece, ou não tem conhecimento técnico o bastante para fazer uma execução apropriada, não fique acanhado e pergunte sobre para ela. Se ficar com vergonha, procure um instrutor da academia e para perguntar e ter essas informações.

Se você não se manter com essa vontade de estar sempre aprendendo coisas novas, vai correr o risco de ir perdendo o interesse ou cair na estagnação.

Mas tome cuidado se a pessoa que está te passando essas informações é uma fonte confiável. Pois o que não falta por aí é falso guru de academia. Então sempre pegue a informação e pesquise para ver se aquilo realmente é correto.

 

Distrações de lado

Deixe as distrações de lado

Quando você está treinando, não está fazendo isso apenas para ficar mais saudável. Você também pode melhorar sua saúde mental se desconectando.

Estudos mostram que dar uma pausa em e-mails, mídias sociais e Whatsapp quando você não está em horário de trabalho é bastante benéfico para o seu bem-estar.

Uma maneira bem simples de conseguir fazer isso acontecer, é colocar o seu celular no “modo avião” enquanto está na academia. Se você usa o celular para escutar músicas enquanto treina, altere as configurações de notificação para não enviar sinais sonoros nem vibração quando receber mensagens.

Veja também este artigo com 5 Erros de quem treina Sozinho

Mudar rotina de treino

 

Mude um pouco sua rotina

Seguir uma rotina ajuda a manter a consistência. Porém, pode acabar afetando o humor e te afastar do programa ou até fazer cair a intensidade.

A repetição e estagnação vão fazer com que seu corpo e mente percam a motivação.

Mude sua rotina de treinos para fazer algo que seu corpo não esteja esperando.

Essa alteração pode ser aumentando cardio, mais peso, menos repouso, etc.

Fazer essas mudanças vão te desafiar e te manter interessado em alcançar resultados.

Se você está se reconhecendo nessa questão da rotina, leia o artigo Chegou a hora de mudar o treino, e agora?

 

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Esse texto foi produzido pela redação da Fábrica de Monstros. Uma equipe repleta de Monstros que estão aqui para te ajudar a crescer da maneira correta. Vem Monstro!

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