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Dicas para homens com mais de 40 anos que querem perder peso

Não deixe o sonho de ter um corpo mais maneiro sumir só porque você está ganhando mais uns anos de experiência. Algumas mudanças nos seus hábitos podem fazer você perder peso antes do que você imagina.

Quando você tem seus plenos 20 anos, ter uma rotina de ir para a academia algumas vezes na semana e comer seus vegetais ocasionalmente são o suficiente para manter aquele abdômen sarado. Aos 30, manter a definição dos músculos já não são tão fáceis. Eles até vêm com o esforço, mas não se mantém tão facilmente. E aos 40, se der alguns vacilos já vai ficar com aquele corpo de tiozão.

Infelizmente, conforme vamos ficando mais velhos, nosso metabolismo tende a tirar umas férias. Pesquisas apontam que nossos níveis de testosterona tendem a cair conforme vamos alcançando a meia idade, levando nosso metabolismo junto (Veja aqui os exercícios que podem dar um up na sua testosterona). Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism revela que manter uma suplementação de testosterona por 3 meses pode fazer aumentar a taxa de metabolismo do homem em até 13%.

Mesmo que reposição de testosterona não esteja nas suas opções, ainda existem várias maneiras de combater estas mudanças hormonais que chegam com a meia idade, trazendo de volta à tona a definição dos seus músculos e revivendo o seu metabolismo.

A seguir vamos apresentar uma lista com 10 dicas para homens com mais de 40 anos que querem perder peso e voltar a ter aquele shape maneiro.

1 - Comece o dia comendo uma maçã

Comece o dia comendo uma maçã

Uma maçã de tamanho médio engloba 4 gramas de fibra solúvel. É mais de 13% do seu consumo diário sugerido, e pode ser uma solução para as dores que te mantém afastado se uma vida mais ativa.

As cascas da maçã são carregadas com pectina, uma fibra que de acordo com pesquisas revela ser efetiva no aumento de bactérias intestinais saudáveis, incluindo lactobacillus e bifidobactérias, que podem ajudar a revitalizar seu metabolismo.

As maçãs vermelhas também são embaladas com quercetina, um composto que pode ajudar a reduzir a dor nas articulações e o resveratrol, bom para combater a gordura da barriga.

2 - Acordar Mais Cedo

Acordar mais cedo

Pesquisas realizadas na Universidade de Northwestern revelam que a captura de luz do sol da manhã foi relacionada com um índice de massa corpórea (IMC ou BMI) significativamente menor quando comparado com pessoas que pegaram sol mais tarde. Fazer exercícios também no início do dia pode ajudar a normalizar os ritmos circadianos, tornando mais fácil para recuperar o metabolismo. Ainda melhor, a pesquisa sugere que as pessoas que acordam cedo, tendem a ser mais otimistas e têm menos estresse do que as pessoas que têm hábitos noturnos, potencialmente reduzindo os níveis de hormônio cortisol, que pode desencadear o armazenamento de gordura na barriga.

3 - Coma Mais Devagar

Comer devagar

Aquelas refeições afobadas não estão contribuindo em nada para o seu metabolismo. Comer calmamente e devagar, só te trazem ganhos, principalmente se você tiver mais de 40 anos. Uma pesquisa publicada no BMJ revela que comer mais devagar não só aumenta a saciedade, como também pode ajudar a regular a resposta hormonal nos seus órgãos, tornando mais fácil manter os quilos extra fora do seu corpo.

4 - Puxe Ferro

Puxe Ferro

A maneira mais fácil de perder peso depois dos 40 é adicionar treinos com peso na sua rotina. Pesquisas da Harvard School of Public Health descobriram que apenas 20 minutos de treino por dia diminuíram drasticamente os riscos de obesidade abdominal com o passar dos anos, enquanto fazer o mesmo tempo de exercícios aeróbicos não tiveram os mesmos benefícios como resultado. Ganhar alguns músculos também te ajudam a deixar o corpo mais estável, diminuindo o risco de acidentes e fraturas. Então já sabe, adicione alguns exercícios de peso e desfrute músculos maiores e mais fortes também com o auxílio de suplementos de proteína no seu menu.

5 - Caldo de Osso

Caldo de Osso

Adicione caldo de osso na sua dieta e você estará no caminho para um corpo mais magro mais rápido do que imagina. O caldo de osso é uma excelente fonte de glucosamina, que pode ajudar a atingir a inflamação que está fazendo com que os números da balança subam todos os anos. Uma pesquisa feita no PLoS One diz que adultos de meia idade que lutam contra a balança e adicionaram suplementos de glucosamina à sua dieta reduziram os biomarcadores da inflamação em seu sistema em quase 25%.

O caldo de osso também contém aminoácidos que podem ajudar a reparar o revestimento do trato digestivo, reduzindo ainda mais a inflamação e promovendo o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, que podem estimular sua taxa metabólica.

6 - Coma Romã

Coma Romã

Comer romã vai fazer você se sentir mais leve. Uma pesquisa realizada na Universidade de Naples Frederico II mostra que ratos que foram alimentados com uma dieta de alta concentração de gordura em conjunto com suplementos de óleo da semente da romã perderam mais peso e gordura corporal, aumentando a sensibilidade à insulina por uma diferença de 70% em comparação com o grupo controle. Os estudos também sugerem que a romã é rica em antioxidantes e pode ajudar a reduzir o colesterol e baixar a pressão arterial, aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir o risco de disfunção erétil.

7 - Coma Ovos

Coma Ovos

Começar sua manhã com alguns ovos ricos em proteínas vai te ajudar a perder esse pneuzinho indesejado. Um estudo publicado no International Journal of Obesity revela que os participantes do estudo de meia idade que começaram o dia com ovos perderam mais peso do que aqueles que tomaram um café com alto teor de carboidratos e calorias semelhantes. Se você está preocupado em adicionar alguns ovos à sua dieta por poder aumentar o seu colesterol, pode ficar tranquilo. Pesquisas sugerem que a maioria das pessoas pode consumir com segurança 3 ovos por dia sem prejudicar o colesterol.

8 - Coma Oleaginosos (Amêndoas, nozes, castanhas, etc)

Coma Amendoas, castanhas e nozes

Alimentos com alto teor de gordura, como as nozes, muitas vezes podem fazer com que muitos pensem que devem ficar fora da dieta, mas isso não é verdade. Um estudo feito por pesquisadores do Hospital da Universidade de Reina Sofia descobriu que, ao longo de uma observação de 28 dias, participantes que comeram uma dieta rica em gorduras monosaturadas, como as encontradas nas nozes, trouxeram melhorias a sensibilidade à insulina e acumularam ,emps gordura na barriga do que os indivíduos que tinham uma dieta rica em gorduras saturadas e carboidratos. As nozes também são fontes de proteína e fibra, o que pode ajudá-lo a manter-se saciado e deixar aquele desejo de comida longe por mais tempo.

9 - Coma Salmão Grelhado

Coma Salmão

O salmão é a sua arma secreta na perda de peso. Pesquisas publicadas na Scientific Reports revelaram que ratos com dieta rica em gordura foram suplementados com óleo de peixe rico em ômega 3 acumularam menos gordura na barriga e tiveram menores níveis de glicose e insulina em jejum do que o grupo alimentado com os mesmos alimentos, mas sem ômega 3 (eles inclusive queimaram mais calorias). Para os que estão preocupados com sua capacidade mental , o óleo de peixe proporciona um benefício a mais. A pesquisa associou o consumo de ômega 3 a taxas reduzidas de demência, e suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a retardar o progress da doença óssea degenerativa e artrite.

10 - Adicione Vinagre na sua salada

Adicione Vinagre na salada

Chegou a hora de deixar de lado esses molhos de salada com alto teor de gordura. Comece a comer que nem gente grande.

Felizmente, a solução para esse problema é mais simples e deliciosa do que você imagina. Basta optar por um pouco de azeite e vinagre.

Um estudo publicado em Biociências, Biotecnologia e Bioquímica em 2009 descobriu que, ao longo de um período de 12 semanas, os participantes do estudo obesos que adicionaram vinagre à sua dieta perderam mais gordura da barriga e peso total do que o grupo de controle do estudo. Se você quiser tornar este vinagrete um pouco mais interessante, tente misturar com um pouco de mostarda; apenas uma colher de chá já pode elevar a sua taxa metabólica em até 25% depois de terminar sua refeição, de acordo com uma pesquisa do Oxford Polytechnic Institute.

Essas são as primeiras 10 dicas para quem já está chegando na meia idade e não dá para deixar o corpo de lado.

Se você quer mais dicas, acompanhe o blog que em breve iremos dar sequência e fazer outras partes deste artigo e adicionaremos os links aqui.

 

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Esse texto foi produzido pela redação da Fábrica de Monstros. Uma equipe repleta de Monstros que estão aqui para te ajudar a crescer da maneira correta. Vem Monstro!

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