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Gelo ou Calor: O que é melhor para dores musculares ?

Gelo ou Calor? Esta é a pergunta que quase todo atleta lesionado se faz na hora de pensar no tratamento para remediar seu problema. Mas acaba que a resposta para essa pergunta não é algo tão simples e transparente quanto todos esperam. De acordo com Gary Diffee, Ph.D., professor de Cinesiologia da Universidade de Wisconsin-Madison, “em muitos casos, a resposta é: Não sabemos”

Calor ou gelo

Isso se deve ao fato de existirem diversos motivos causadores das dores e lesões musculares. Então a melhor escolha entre esquentar (que aumenta o fluxo sanguíneo) ou gelar (que reduz o fluxo sanguíneo) depende.  Se o problema for tensão ou rigidez muscular, então o calor será uma boa opção para soltar os músculos e aliviar a dor. Mas se o motivo da dor for uma inflamação, o calor só vai piorar.

Os estudos concluem que tanto calor ou gelo ultimamente têm um baixo efeito na recuperação de dores e lesões musculares, então o que você deve usar depende de você. Alguns estudos apontam que alternar entre um banho quente por 3 ou 4 minutos e depois 30 a 60 segundos de água gelada pode te trazer o melhor das 2 opções (expansão das veias seguidas por contração das veias). Para estimular o fluxo sanguíneo e diminuir o inchaço.

No geral, ambas opções são seguras. Então depende muito do que faz com que seus músculos se sintam melhores. Apenas tome bastante cuidado para não deixar uma bolsa de gelo ou água quente por mais de 20 minutos direto em contato com a pele para evitar queimaduras ou danos à pele.  

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Esse texto foi produzido pela redação da Fábrica de Monstros. Uma equipe repleta de Monstros que estão aqui para te ajudar a crescer da maneira correta. Vem Monstro!